Posts

Minhas lágrimas, cadê?

Assisto o programa televisivo em que a apresentadora faz uma homenagem à avó, sobrevivente do Holocausto. No fim, ela se emocionou e quando eu vi estava quase chorando também. Até Leia mais…

4 comments

Eu não lamento ser bipolar

Quem me deu o diagnóstico foram os Amparadores, por intermédio do Professor Waldo Vieira. Foi assim: eu andava deprimida, sem gosto pra nada. Meu marido (daquela época, 2009) já havia Leia mais…

6 comments

A separação

Ele me mandou um email, dizendo que eu era bonita e se apresentando – ainda era o tempo dos emails. Um trecho dizia mais ou menos assim: “Não sei se Leia mais…

4 comments

Aniversário de um ano do site – gratidão!

Aniversário de um ano do site!

0 comments

Aposentada

Aposentada, custa-me preencher o tempo. A coisa mais importante que faço é escrever para este site e conversar com meus dois amigos virtuais – que conheci por meio do site. Leia mais…

2 comments

As mudanças

Saí da crise depressiva com a ajuda de uma excelente psiquiatra, que mudou minha medicação. De cinco remédios, agora tomo apenas dois: fluoxetina e lítio. Sinto-me mais bem disposta, não Leia mais…

2 comments

Estimulação magnética do crânio é nova aposta para tratamento de bipolares

Texto importante sobre a EMT (estimulação magnética transcraniana) publicado pelo Portal UOL em 14/03/2017.    Desde 2012, a EMT (estimulação magnética transcraniana) é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina com Leia mais…

0 comments

Só isso?

Quando eu estava no meu último emprego, casada com o quinto marido, tudo parecia estável. Eu, que vinha de uma vida de tantas turbulências, tantas mudanças, tantos percalços, estava admirada Leia mais…

2 comments

Meus queridos leitores

Meus queridos leitores, estou muito feliz de finalmente conseguir voltar a falar com vocês! A crise de depressão passou – estou apenas dormindo mais que o habitual, e tremendo bastante. Leia mais…

4 comments

Ansiedade e depressão

Taquicardia, um medo difuso, vontade de ficar na cama encolhida, tremores, aperto no peito, respiração ofegante, opressão, pensamentos negativos, preguiça. Tudo está mal aqui dentro. Desde o último post, a Leia mais…

4 comments

Passagens

As costas doem. O que será de mim aos 50 anos? Travada? É uma dor crua, pesada, em cada movimento lá está ela, concentrada nas costas e no quadril. A Leia mais…

0 comments

A bolha da Amanda

Todas as bolhas, se são realmente bolhas, um dia estouram. Foi assim com o mercado imobiliário americano, foi assim com a bolha da internet. E assim também foi com a Leia mais…

4 comments

2017!!

Tive uma crise de bipolaridade desde a última vez que falei com vocês. Foi como se o peso do mundo estivesse sobre as minhas costas. Uma um cansaço, uma prostração.Mas Leia mais…

0 comments

Amanda e o psiquiatra

O meu psicólogo não vai mais me atender pelo CAPS. Posso continuar com ele, desde que seja em sua própria clínica. Porém isso significa dinheiro, coisa que não tenho. Ainda Leia mais…

2 comments

Amanda, gatos e cães

Primeiro, a triste notícia: a Raebe morreu. Eu, dois dias de cama. Agora que finalmente estou me recuperando, voltando aos trabalhos. Mas não posso olhar a foto dela. Vamos falar Leia mais…

2 comments

Raebe sobreviverá?

A cachorrinha da minha mãe morreu de velhice. Muito querida, ela. Apareceu um gato na casa da minha mãe e ela adotou-o. Chama-o de Menelau –  mas minha mãe queria Leia mais…

8 comments

Boneca de madeira

PARTE  1 Tenho estado afastada do meu site porque ando mais prá lá do que prá cá… Quer dizer, ando deprimida. Sim, eu mesma, tão orgulhosa da minha estabilidade. Tudo Leia mais…

0 comments

Ausência de biomarcador 2 – Alvíssaras!

Em 09/08/2016 publiquei o post “Ausência de biomarcador” sobre os prejuízos de nós, bipolares, não termos ainda um biomarcador como têm outras doenças crônicas, como o diabetes e a Aids. Leia mais…

0 comments

CETAMINA 2

Tratamento da Depressão com Cetamina –  Matéria VEJA Para quem perdeu, segue a transcrição da matéria da VEJA de 14 de setembro de 2016 sobre o tratamento da depressão com Leia mais…

0 comments

CETAMINA

Embora existam diversos tipos de tratamento para a depressão, muitas pessoas não reagem bem aos antidepressivos tradicionalmente recomendados. Estudos recentes, porém, devem começar a mudar esse quadro, mostrando que a Leia mais…

4 comments

Amanda e as drogas

Fumei maconha pela primeira vez aos 15 anos. Um primo da minha melhor amiga nos arranjou um cigarrinho. Disse que, já que queríamos saber como era, ele providenciaria a maconha, Leia mais…

7 comments

Depressão refratária

A depressão refratária é uma das piores doenças que o ser humano pode sofrer. Para entender mais sobre ela, sugiro ler o texto contido no site Minha Vida: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/16599-depressao-o-que-fazer-quando-paciente-nao-responde-bem-a-medicacao E, Leia mais…

2 comments

Amanda e o sexo

Aproveitando o mote do Bruno Deprê, autor do post anterior, vou contar a minha vida sexual. Sexo: adoro! Acho luxuriante, inebriante, voluptuoso. Meu início foi um desastre, conforme relatei no Leia mais…

6 comments

O bipolar atraindo acidentes de trânsito

São três situações: Incidentes causados por mim, talvez pelos reflexos prejudicados pelos remédios. Bato meu carro em muros, cercas, postes, muretas, etc. E em outros carros também. Quando estava em Leia mais…

2 comments

Pitacoteca

Minha mãe: “Você é uma sofredora. Olha há quanto tempo você está procurando ser feliz…” Minha melhor amiga: “Casamento é questão de vocação.” Meu irmão: “Você tem um mês para Leia mais…

4 comments

O transtorno bipolar e o assédio extrafísico – Parte II

A pedido da Nanci, nossa amiga do facebook, vou explicar mais minuciosamente a relação assédio extrafísico (obsessão) e crises bipolares. Eu comecei a abordar o assunto na Parte I, há Leia mais…

4 comments

Amanda e sua alegria

Este site tem sido uma experiência maravilhosa para mim. Encontrei pessoas ótimas, e pelo menos umas cinco pessoas eu posso chamar verdadeiramente de amigos. Daqueles amigos que a gente quer Leia mais…

7 comments

O cômodo, a cirurgia e a mulher muito brava

Estou muito brava! Acabei de perder tudo o que havia escrito! Meu marido veio me interromper para eu entrar no internet banking para ele e eu acabei fazendo confusão. Ai Leia mais…

3 comments

O bipolar e sua família

Como já me referi no post Minha mãe, ela é bipolar mas não aceita a sua condição, não se medica e nem faz terapia. Sofri muito com ela na adolescência. Leia mais…

8 comments

Sobre o suicídio e suas consequências

Aproveitando o ensejo do “Setembro Amarelo”, o mês dedicado à prevenção do suicídio, vamos falar um pouco sobre este atentado que é o suicídio. Dia 10 de setembro é o Leia mais…

10 comments

Eletroconvulsoterapia – ECT

Vamos conhecer a  eletroconvulsoterapia – ECT,  tratamento antigamente denominado eletrochoque.   ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT) e ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (EMT) Já estudamos a estimulação magnética transcraniana, que, segundo o Dr. David J. Miklowitz Leia mais…

1 comment

Entrevista da Dra. Doris Moreno à Associação Brasileira de Psiquiatria

Esta é a melhor entrevista que encontrei abordando o transtorno bipolar. É uma entrevista concedida pela Dra. Doris Moreno à ABPTV, a TV da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, Leia mais…

0 comments

“Quase” normal

Na entrevista da Dra. Doris Moreno, ela diz que o bipolar, com tratamento, pode levar uma vida “normal”. Sempre achei que o bipolar, com tratamento adequado, pode trabalhar, casar, ter Leia mais…

12 comments

Documentário sobre transtorno bipolar

Este documentário sobre transtorno bipolar é muito elucidativo. Faz parte de um programa chamado Saúde Brasil. Foi publicado no youtube pelo Alex Alvares no dia 17 de maio de 2012. Leia mais…

4 comments

Dra. Doris Moreno de frente com Gabi

Esta é a transcrição de alguns trechos da entrevista que a Dra. Doris Moreno, especialista em transtorno bipolar, concedeu à Marília Gabriela em seu programa “De frente com Gabi”, no Leia mais…

2 comments

Amanda diz NÃO à melhor amiga

Minha melhor amiga está passando por muitas dificuldades conjugais e financeiras. O marido dela endividou-se de tal maneira que precisou pedir dinheiro a agiotas. Além disso, falsificou cheques. Minha melhor Leia mais…

8 comments

Transtorno bipolar – amor ou ódio?

No prefácio do livro “Transtorno bipolar – o que é preciso saber”, de David J. Miklowitz (bibliografia citada na área Para saber mais aqui no site), chamou a minha atenção o Leia mais…

7 comments

O transtorno bipolar e o assédio extrafísico – Parte I

Assédio extrafísico é o ato de uma pessoa que já morreu interferir para o mal na vida de uma pessoa que está nesta dimensão material. Os espíritas chamam de obsessão. Leia mais…

4 comments

Estimulação Magnética Transcraniana

Boas notícias, pessoal! Acho que ainda nessa vida a gente se livra dos remédios! Vejam estas informações sobre a… ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (Fonte: http://www.stancka.com.br/terapias-e-tratamentos/) A estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) é Leia mais…

0 comments

O bipolar atraindo a hostilidade de estranhos

Funciona assim: eu estou no auge da crise maníaca, me esforçando ao máximo para não surtar e para parecer uma pessoa normal. Então fico o mais quieta possível, direcionando a Leia mais…

14 comments

Ausência de biomarcador

Quem já teve que passar pelas famigeradas perícias do INSS, que deixam a gente morta de ansiedade para saber se o auxílio-doença será aprovado, sabe do que estou falando. Penso Leia mais…

0 comments

Amanda e sua cobiça

No início, pensei em chamar esse sentimento que nutro de inveja, no entanto, assistindo uma palestra do Professor Leandro Karnal, entendi que o meu sentimento é a cobiça, e não Leia mais…

6 comments

A segurança necessária ao bipolar

A bipolaridade é a doença da insegurança. Vivemos na corda bamba, numa montanha russa que não controlamos. Como eu já comentei em outros posts, a ancoragem do bipolar é a tríade: Leia mais…

14 comments

TB – a doença insidiosa

Chamei-a de insidiosa porque, quando menos esperamos, lá está ela, à espreita. Na minha experiência, ela é ativada por gatilhos, nunca tive uma crise sem motivo. Pois então. Tive um Leia mais…

14 comments

As nuances do meu casamento

A cirurgia para a retirada da vesícula do meu marido deixou uma sequela: uma hérnia. O médico explicou que a causa foi ele ter ficado muito agitado no pós-cirúrgico, os Leia mais…

2 comments

A adolescência

A minha adolescência não foi tão boa quanto a minha infância. Adolescência, em geral, é um período difícil. A microssociedade adolescente é dividida em castas. Há a casta mais alta, Leia mais…

2 comments

Trajetória até a ancoragem

Uma amiga do facebook me escreveu assim: Será que você pode contar um pouco como foi o início do tratamento com os medicamentos? Desde o início tomou estabilizador de humor? Leia mais…

0 comments

Segurar o touro pelo chifre

O bipolar, sabemos, precisa de tratamento psiquiátrico e psicológico. Eu tomo meus cinco remedinhos todo dia, sem reclamar, muito pelo contrário: agradeço a indústria farmacêutica que os coloca à minha Leia mais…

0 comments

A infância

Família bem de vida, meu pai fazendeiro, fazenda grande e em uma área valorizada. Todo ano minha mãe trocava de carro e ele de camionete. Minha mãe me conta que Leia mais…

0 comments

A analogia do mergulho

Encontrei no site Dream’NGO um texto com ideias inéditas e muito criativas sobre transtorno bipolar, de autoria de Paula Azevedo. O texto faz um bonita analogia com os momentos submersos Leia mais…

2 comments

A segunda internação e a volta para a minha cidadezinha

Passei um período muito ruim em relação ao transtorno bipolar, há três anos. Sozinha em casa, desempregada, vivendo às custas do auxílio doença do INSS, e tendo que fazer as Leia mais…

6 comments

A primeira internação e a demissão

Fui internada duas vezes. A primeira internação foi mais tranquila, o meu psiquiatra recomendou e eu acedi. A recomendação foi devido à minha compulsão por compras, que naquela época estava Leia mais…

2 comments

As feridas que ainda sangram

Este post foi inspirado pela conversa que tive com um amigo do face. Ele me dizia que as feridas ainda sangram. As minhas não sangram mais, pensei. Mas, refletindo melhor, Leia mais…

0 comments

Inventário dos relacionamentos

Agora que já dediquei um post a cada um, vamos fazer o inventário dos relacionamentos mais importantes da minha vida, para o bem ou para o mal:   CAFA NÚMERO Leia mais…

0 comments

Os psicopatas da internet – número três

Agora chegou a vez da história mais pesada. De fato aqui encontramos um psicopata, no sentido exato do termo. No site de relacionamento, parecia um presente destinado a alguma mulher Leia mais…

25 comments

Os psicopatas da internet – número dois

Continuando a saga das minhas desventuras na internet… No site de relacionamento, ele postou fotos bem bacanas, um senhor bem-apessoado, elegante, sério. Gostei. Começamos a conversar e logo a conversa Leia mais…

4 comments

Os psicopatas da internet – número um

Quando voltei a morar na cidadezinha em que nasci, sentia-me muito solitária. Eu não tenho a capacidade de estar sozinha, ou seja, sem um homem, conforme eu relatei no post Leia mais…

0 comments

A melhor amiga

Vamos falar dela, a melhor amiga. Quem nos aproximou foi a minha mãe. Minha mãe a viu andando de bicicleta na praça e sugeriu que eu andasse de bicicleta com Leia mais…

0 comments

Capacidade do bipolar de superar as crises

É impressionante a capacidade dos bipolares de se reerguerem. Eu, nas crises, perdia tudo: marido, emprego, dinheiro, casa, carro – tudo mesmo. Era como areia escorrendo por entre os dedos. Leia mais…

11 comments

A teimosia dos bipolares

Os bipolares, e isso eu já falei mais de uma vez… ah, nós somos obstinados… Ninguém aqui desiste fácil, vamos atrás daquilo que queremos com perseverança. Se estamos deprimidos é Leia mais…

3 comments

Amanda acorda chorando

Eu falei que não chorava, mas hoje chorei de saudade da minha irmã. Saudade misturada com revolta – por que você tinha que morrer, irmãzinha? Um dos filhos do meu Leia mais…

0 comments

O marido número seis – o atual

Eu já comentei várias coisas a respeito dele, nos posts Preciso de um homem que me valide, O namorado, Sessão de terapia, Casei!, entre outros. Vamos pensar sobre o que Leia mais…

2 comments

O marido número cinco

O marido número cinco foi um equívoco do começo ao fim. Fiquei com ele oito anos, mais do que com qualquer outro, e no entanto tudo foi artificial. Não havia Leia mais…

0 comments

O grande amor da minha vida

FOGO – CAPITAL INICIAL Você é tão acostumada A sempre ter razão Você é tão articulada Quando fala não pede atenção O poder de dominar é tentador Eu já não Leia mais…

2 comments

O marido número três

Seguindo a ordem cronológica, vou contar a história do terceiro marido – ao todo são seis maridos. Um moço muito, muito bonito. Alto, magro, olhos profundamente azuis, loiro, feições europeias. Leia mais…

2 comments

Depressão

Tenho transtorno bipolar do tipo II, tendo à depressão. Minha primeira crise foi aos 17 anos. Eu morava com uma amiga, teoricamente fazia cursinho. Simplesmente não conseguia sair da cama. Leia mais…

0 comments

O meu melhor namorado e mais um aborto

OS OUTROS – Kid Abelha Já conheci muita gente Gostei de alguns garotos Mas depois de você Os outros são os outros Ninguém pode acreditar Na gente separado Eu tenho Leia mais…

2 comments

Cafa número dois e os dois abortos

Muito bonito. Negro, alto, magro, cabelos compridos com trancinhas. Parecido com o Toni Garrido do Cidade Negra, mas mais bonito. Olhos brilhantes como faróis. Sorriso encantador. Muito assediado – quero Leia mais…

2 comments

Cafa número um e as três tentativas de suicídio

Começo hoje a escrever sobre os principais homens da minha vida. O primeiro, que conheci aos 18 anos, quando ainda era virgem, é o retrato do CAFAJESTE. Casado, desde o Leia mais…

4 comments

Sessão de terapia

Hoje tive uma sessão com o meu psicólogo. Gosto muito dele: assertivo, inteligente, positivo. Contei da felicidade de ter lançado o meu site, ele me parabenizou. Por enquanto as visitas Leia mais…

10 comments

Meu corpo

A ilustração retrata o meu corpo com precisão. A ilustração é de uma mulher grávida, mas meu corpo é assim mesmo, com este barrigão maior que os peitos. Sou baixinha Leia mais…

7 comments

Compulsão por compras

Olho à minha volta e vejo dezenas de objetos que nunca usei: roupas, livros, revistas nunca retiradas da própria embalagem plástica… E coleções: relógios de mesa, miniaturas de perfume, toy Leia mais…

6 comments

Minha irmã

Éramos muito diferentes, até na aparência: ela, loira como o meu pai, eu, morena como a minha mãe.  Eu e a minha irmã nunca tivemos intimidade. Ela era três anos Leia mais…

0 comments

Meu pai

Meu pai, um homem pacato. Nunca arrumou briga com ninguém, nunca discutiu com a minha mãe (minha mãe sim, brigava com ele). Tratava bem os empregados, era generoso. Morreu de Leia mais…

4 comments

Meu irmão

Meu irmão: uma das duas pessoas nesta vida que eu amo incondicionalmente (a outra pessoa é assunto para outro post). Desde pequena eu sonhava em ter um irmão mais novo, Leia mais…

2 comments

Parapsiquismo – vidas passadas

Eu já me referi às vidas passadas no post Parapsiquismo. Agora vou apresentar outra experiência com regressão. Mas, antes disso, acho importante descrever a técnica utilizada para estas regressões. A Leia mais…

0 comments

Mania

Quanto mais o blog vai ficando pronto, e tão bonito ele está, mais me dedico. Hoje acordei super excitada e com vontade de produzir muito. Então comecei a sentir a Leia mais…

2 comments

Parapsiquismo

Acredito que a minha vida tenha um propósito, ou seja, acredito que eu tenha uma missão. Como eu fui proibida de voluntariar na instituição em que eu trabalhei mais de Leia mais…

0 comments

Casei!

Incrível como a vida da gente pode mudar com tamanha rapidez! Aqui estou eu, exatamente uma semana depois do último post, vivendo uma situação completamente diferente e muito mais feliz… Leia mais…

8 comments

What a day!

Hoje, em função dos acontecimentos recentes,  a sessão de terapia foi muito profunda. Contei ao meu terapeuta que o namorado falou que não sabe se me ama o suficiente. Vou tentar me Leia mais…

0 comments

Pequenas vitórias aqui e ali

Estou conseguindo umas vitoriazinhas:           1) Graças à conversa que eu tive com a sobrinha do meu namorado, decidi que não iria mais dirigir até a Leia mais…

0 comments

Eu compro afeto

Acabei de ter uma conversa virtual profunda, rica e muito sincera com uma moça que eu não conheço. Essa conversa me deixou muito pensativa, e, como eu disse a ela, foi como Leia mais…

0 comments

O namorado

Hoje faz cinco dias que meu namorado deu aquela pirada de falar que não sabe se me ama o suficiente. Desde então, nunca mais tocou no assunto e está carinhoso. Leia mais…

0 comments

Minha mãe

Figura-chave da minha psique. Criadora de vários traumas e dissabores,  ao mesmo tempo que a minha melhor e maior cuidadora. Minha mãe também tem transtorno bipolar, mas não admite e Leia mais…

4 comments

Sou uma ladra

Cumprir a minha obrigação mensal com a Justiça foi especialmente desagradável hoje. É sempre desagradável, mas hoje foi mais, pois a moça da 1a. Vara Criminal pediu para eu me informar sobre Leia mais…

2 comments

Preciso de um homem que me valide

Meu namorado não está falando coisa com coisa e está me fazendo sofrer. Eu me desvelo em cuidar dele. dou os remédios na hora certa, compro a comida (não cozinho), Leia mais…

2 comments

Hoje é o dia

Hoje é o dia tão aguardado em que publico meu primeiro post. Quanto eu caminhei para chegar até aqui…! Estou feliz e grata ao Universo. Escrevendo anonimamente, vou abrir o Leia mais…

2 comments